sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Quando um Pé Quebrado é Recomeço

Por Soraia Barreto Menezes

SALVADOR - (Eu, eu mesma e meus pinos) Vá lá que o pé está quebrado, mas quem vai ficar falando apenas de dores e limitações? O momento é de um paparico só, encontros saborosos, aquietação, tranqüilidade, e o aprendizado, este sim é forte.
Sabe de uma, todos nós precisamos encontrar com os amigos, ainda que no Facebook, no blog, ou no mundo virtual, de tempo para ouvir música e sentir a brisa - que vem do Atlântico - entrar pela varanda contando que é verão. Não é que o baiano viva na rede - a minha não via o gancho há meses - é que nem só de rede de dados e rede social vive o homem, nossas redes de relacionamento pedem presença, e esta, não pela metade, mas inteiros.


O pé quebrou, e junto com amores, amigos, pinos e parafusos a Alma remenda outras fissuras. A mão segura as muletas, tricota, afaga, escreve e toca a pele de mansinho, ela sente não poder "carregar" enquanto caminha, precisa aprender a caminhar sem "segurar as coisas", a pegar sentada e atenta ao momento.


Vixe! Me lembrei de Merleau-Ponty, Martin Buber e Rolando Toro. É hora de estar consciente e comigo mesma . De me tocar e respirar o Sopro Divino. Esta constatação vem trazendo um sorriso largo, há muito conhecido e por muitos amado. Olha, vejam só: o momento agora é o Encontro.


O bolo de tapioca, o sorvete de jaca, as pastas de gorgonzola com beiju, o pão de queijo, o vinho tinto e seco, a tigela de açaí com cupuaçu, o creme de graviola com melaço, o aipim com ovo, a maxixada, a boa salada de folhas e outras delicias, a água de coco, o inhame com azeite doce e shoyu, a batata doce com leite de coco, tudo feito ou providenciado com porções generosas de amor...


Marisa, Carlinhos, Moreno, Michael, Hebert, Seu Jorge, Osvaldo, Bazico, Gil com Caetano e Ivete, Chico, Saulo, Jau, o povo e as canções que Boscoli toca na trama do UOL, que os amigos postam no face e mais aqueles garimpados no youtube - doce companhia musical.


Meia Noite em Paris, Cartas para Deus, O Velho que Lia Romance de Amor, Larry Crowne, Forest Gump – novamente, Um Conto Chinês, Histórias Cruzadas, A Era do Gelo 2, Uma História de Natal, A Árvore, O Filme dos Espíritos, A Pele que Habito, Ferro e Fogo – Tempo de solidão, Um Mestre em Minha Vida, Ray... Ah, a sétima arte e suas humanas histórias.


Todo dia a assistência de Seu Alberto, a mãe e a filha amorosas - cuidando de tudo... o amor presente quando distante e inteiro quando presente. Os amigos? Vem me ver, ministram Johrei, uns ligam, outros oram, muitos sentem falta, um convida a escrever, eu sinto quanto sou amada por Deus e é bom me deixar sentir tudo isso.

*Soraia Barreto Menezes, colaboradora do CrônîcAtiva é economiária, nutricionista e uma pessoa de bem com a vida, amada e cuidada por todos aqueles que tem o prazer da sua convivência.

2 comentários:

Fábio Iglesias Gagliano disse...

Soraia, parabéns pelo texto. Muito obrigado por colaborar com este blog. Use e abuse deste espaço, que está aberto a todas as pessoas de bem.

Greice Helena disse...

Sol, não tinha visto seu texto. Muito bom seu depoimento sobre as oportunidades que um freio como este lhe impõem.